Semed promove Semana da Cultura Russa em Palmas

Publicado por Leonardo em

Com o objetivo de promover a amizade entre os povos, além de apresentar ao público palmense um pouco da cultura de outro país, a Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria da Educação (Semed) em parceria com a Embaixada da Rússia em Brasília (DF), promove a partir de amanhã (05), a Semana da Cultura Russa em Palmas. Esta 1ª exposição que acontecerá em quatro escolas municipais será composta por 15 quadros que retratam as obras de escritores da literatura russa e por uma mostra de filmes nacionais russos.

A expectativa da Semed é que esta exposição possa trazer para a capital um pouco da cultura de um país que é considerado mundialmente como celeiro cultural, tendo como exemplos, escolas, institutos e faculdades especializadas na preparação do artista, bem como despertar nos alunos e sociedade uma aproximação com a Cultura Russa.

A primeira escola a receber a exposição que será aberta aos alunos e a comunidade de cada região, será a Escola de Tempo Integral Vinicius de Moraes, localizada na 706 Sul. A abertura da exposição está marcada para as 10h com a apresentação do filme do gênero infantil Ilya Muromets e Solovei-Razboinik.

Cronograma das exposições

05 a 09/04 – Escola de Tempo Integral Vinicius de Moraes

12 a 17/04 – Escola de Tempo Integral Santa Bárbara

19 a 26/04 – Escola de Tempo Integral Eurídice Ferreira de Mello

26 a 30/04 – Escola de Tempo Integral Pe. Josimo Tavares

Sinopses dos filmes:

Infantis: ILYA MUROMETS E SOLOVEI-RAZBOINIK – Rússia, 2007. Sinopse: A terra russa é famosa pelos heróis e bandidos. E sempre existe um príncipe nobre que observa tudo e se é preciso faz a ordem.  ALIOCHA POPOVITCH E TUGARIN ZMEI. Rússia, 2004. Sinopse: É uma história alegre, em que há espaço para aventuras de Aliócha e seus amigos.  DOBRINIA NIKITITCH E ZMEY-GORINITCH. Sinopse: Colorido e alegre conta como o bogatyr russo, Dobrínia Nikititch, resgata a sobrinha do príncipe de Kiev, Zabava, do cativeiro de Zmey Gorínitch. Será difícil a Dobrínia e seu jovem aluno, Elissei, executar essa tarefa.

Adultos: PASSEIO – Rússia, 2003 Sinopse: O jovem Aleksei e seu melhor amigo Petyam um rapaz carrancudo e cínico, travaram conhecimento com a menina alegre Olya. Juntos eles passeiam por São-Petersburgo. Seu passeio dura apenas uma hora e meia no tempo real, mas vão recordar este passeio para sempre.  ILHA – Rússia, 2006. Sinopse: Segunda Guerra Mundial. A barcaça com carvão em que trabalham Anatóli e seu companheiro Tikhon foi capturada pelo navio de patrulha alemão. Implorando piedade aos alemães, Anatóli comete uma traição matando a tiro Tikhon.  ESTRELA – Direção: Nikolai Lebedev. Sinopse: A ação do filme realiza-se em 1944. O exército soviético chega até a fronteira ocidental do país. Um grupo de exploradores com sinal de chamada “Estrela” a custo das próprias vidas executam tarefas do comando na retaguarda do inimigo.  CUCO – Sinopse: Setembro de 1944. O ex-estudante finlandês Veikko é sentenciado à morte e é preso à rocha pelos alemães, que o deixaram com espingarda, comida e bebida para alguns dias. Para Veikko não se render no cativeiro, ele ficou disfarçado de oficial da SS.

ANNA KARENINA – Rússia, 1967. Sinopse: Petersburgo, século XIX. Anna Karenina (Greta Garbo) é a esposa de Karenin (Basil Rathbone), um rico funcionário do governo. Ela viaja até Moscou para tentar acalmar Dolly (Phoebe Foster), sua cunhada, pois o irmão de Anna, Stiva (Reginald Owen), um mulherengo, foi infiel e agora o casamento passa por uma crise. Logo ao chegar a estação de trem ela conhece um oficial, o Conde Alexei Vronsky (Fredric March).  O SOL BRANCO DO DESERTO. Rússia, 1969. Sinopse: Filme de ação, fala sobre o armamento vermelho lutando com os contra-revolucionários. Trata-se de um dos filmes favoritos das mais severas gerações de espectadores. Para os cosmonautas russos, é uma tradição ver este filme antes de ir ao espaço.  MOSCOU NÃO ACREDITA EM LÁGRIMAS. Sinopse: Conta a história de três amigas que deixam uma pequena cidade da Rússia para batalhar por carreira e amor na Moscou do fim da década de 50.

Documentários sobre a Cultura e religião Russa:

NARRACOES DA MADRE FROSSIA SOBRE O MOSTEIRO DIVEEVSKI – Sinopse: É uma narrativa sobre o monje que levou sua crença por meio de todas as provas e perseguições que a igreja sofreu na época soviética. O TERRESTRE E O CELESTE –  Sinopse: São dois documentários. O primeiro, ‘Salva e Preserva’, que trata sobre as ideias comunistas amplamente divulgadas. O segundo ‘Verão de Deus’ abrange sobre a importância da igreja Russa moderna. MOSTEIRO DE PSKOV E PECHERA – Sinopse: Este filme foi rodado em 1986 no Mosteiro de Pskov e Pechera, quando ainda eram vivos muitos dos anacoretas, como o arquimandrita Serafim, o arquimandrita Feofan, o arquimandrita Aleksandr, o arquimandrita Nafanail, superior do mosteiro Melkhisedek, o arquimandrita Ioann.