Sampaio – Praia da Amizade encanta pela beleza

Divulgacao _ Adtur
Divulgacao _ Adtur

Com imenso volume de areias alvas, a Praia da Amizade, em Sampaio, a 632 km de Palmas, Extremo Norte do Estado, é uma  excelente opção para quem quer aproveitar bem as férias de julho. São em média quatro km de orla, num cenário complementado pela exuberante paisagem dos coqueirais de babaçu e da imensa diversidade da fauna e da flora específica desta região.

Para chegar até a cidade utiliza-se a TO 404 ou TO 201. Do pier onde ancoram as canoas até a ilha são apenas três minutos de percurso e o custo da travessia, ida e volta, custa apenas R$ 2,00. Um diferencial neste lugar está no próprio povo que, de maneira simples, dá aos turistas um bom atendimento.

Com características rústicas, a  estrutura praiana é composta por 19 barracas, cabana de abrigo ao turista, casa de apoio, onde ficam o Corpo de Bombeiros, Polícia Militar e técnicos que dão assistência à saúde dos banhistas. A área de camping chama a atenção devido ao tamanho do espaço, e também não tem custo para os acampados.

A temporada de praia em Sampaio se estende até o dia 07 de setembro, com uma programação composta de shows com artistas locais e animação com DJ. No local há presença de turistas vindos do Maranhão, Pará e também das cidades vizinhas, que compõem a região do Bico do Papagaio.

Praia da Amizade - Sampaio -TO
Praia da Amizade - Sampaio -TO

Para curtir esse ambiente natural junto com a família, o turista Roilander Vasconcelos, veio de Tucuruí – Pará. “Meus filhos adoram brincar na areia. Aqui posso ficar sossegado porque não há violência”, comentou. Com a intenção de tomar um bom banho de água e sol também estava o casal de educadores Fabiane Lima e Claudiano Lima, de Augustinópolis – Tocantins.

De acordo com coordenador da Defesa Cívil do município e organizador da praia, Célio Nunes, o meio ambiente foi priorizado com a instalação de 6 banheiros quimícos e a coleta do lixo. “A temporada de praia provoca um reflexo na economia local, aumentando a renda da comunidade em até 100%”, destacou.

Nunes recomenda aos turistas e visitantes que conheçam também o maravilhoso banho do Córrego Tira Ressaca, situado 1,5 km de Sampaio. “Lá o turista pode desgustar os deliciosos pratos à base de camarão”, indica.

Familia Lima - Turistas na praia da Amizade em Sampaio _ Adtur
Familia Lima - Turistas na praia da Amizade em Sampaio _ Adtur

A Adtur – Agência de Desenvolvimento Turístico do Tocantins é parceira na Temporada, com a capacitação voltada para o preparo de alimentos e bebidas e boas regras de higiene alimentar, além ainda de instruir monitor e estágiários local, para aplicação da Pesquisa Perfil do Público Participante, com contagem do fluxo turístico.

Praia Norte

A Adtur- Agência de Desenvolvimento Turístico também realizou nesta semana, capacitação para aplicação da pesquisa em Praia Norte, cidade próxima a Sampaio. Lá, a temporada oficial deve ser aberta neste sábado, 24, mas a estrutura geral ficará pronta até o próximo dia 30 deste mês. A praia fica disponível ao público até o dia 7 de setembro.  Informou o secretário de Meio Ambiente e organizador da praia, Geremias Roberto.

(Texto e Fotos: Divulgação Adtur)

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *